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O que é Coaching?

Coaching é um processo de desenvolvimento de competências comportamentais (atitudes) voltado para vida profissional, pessoal ou grupal nos diversos ambientes  organizacionais, sociais  ou familiares.

  • Comportamentos que as pessoas precisam ter para atingir seus objetivos.
  • Desenvolvimento muscular – músculos comportamentais.
  • Esse processo  vem ganhando popularidade, pois tem sido uma das formas com relação custo benefício mais positiva  de tornar as pessoas / grupos mais eficientes/eficazes com resultados imediatos ou a  curto prazo.


Qual a diferença entre Coaching, Coach e Coachee?

A palavra coaching (treinamento) foi usada originalmente nos esportes para denominar a atividade da pessoa que ajuda um atleta a treinar e a melhorar seu desempenho. Desde então, a ideia se espalhou a todos os outros campos da vida.

COACHING - o processo
COACH – o facilitador
COACHEE - o cliente, quem participa do processo

O Coaching  é diferente de Terapia e Aconselhamento?

  • O aconselhamento e a terapia são remédios para os problemas de uma pessoa. O paciente procura a terapia ou o aconselhamento porque se sente insatisfeito com a sua vida e quer um alívio para seus sintomas físicos e/ou psicológicos. Quer mais se livrar da dor ou desconforto que sentem do que se preparar para atingir objetivos desejados. A terapia e o aconselhamento tentam, muitas vezes, entender o passado e o que deu errado na vida do paciente para melhorá-la no presente.
  • O Coaching concentra-se no presente e no futuro.

O Coaching é diferente do treinamento e do ensino?

  • O treinamento e o ensino envolvem a transferência de habilidades e conhecimentos de uma pessoa para outra. O treinador ou professor são os especialistas no assunto.
  • No coaching isso não acontece porque o Coach não é um especialista. O Processo Coaching não dá as respostas, mas faz as perguntas.
  • O Coaching explora o presente e planeja o futuro do cliente.  O cliente (coachee) aprende no processo, mas o Coach não ensina diretamente.

Por que o Coaching está ficando tão popular?

  • O Coaching está ganhando popularidade nos negócios porque é uma das formas com uma relação custo-benefício mais positiva de tornar pessoas e organizações mais eficientes.
  • O Coaching também demonstra o compromisso da organização com o pessoal,  evitando custos desnecessários com retreinamento, além de reter o talento.
  • Está ficando cada vez mais popular porque, de maneira geral, hoje em dia, as pessoas esperam ser capazes de fazer mais e melhores coisas e satisfazer os seus sonhos e objetivos.
  • Um Coach é capaz de ajudar em  tudo isso, por ser  um profissional comprometido com o progresso e bem-estar do cliente.

Quais são os diferentes tipos de Coaching?

  • Para conhecer os diferentes tipos de coaching, clique AQUI. 

Quais são os benefícios do Coaching para o indivíduo e para as organizações ?

  • Os objetivos de vida dos indivíduos ficarão mais claros, por isso tentarão alcançá-los com mais energia, porque eliminaram os obstáculos que os impediam. Eles serão mais eficientes e capacitados em seu trabalho e terão melhores resultados.
  • Para as Organizações, é um investimento que produz um alto desempenho, a longo prazo com resultados(retorno)  imediatos. É uma evidência do compromisso de uma organização com o desenvolvimento de seu pessoal e contribui para  o aprendizado organizacional.

Qual a filosofia básica do Coaching?

  • Todos os seres humanos sonham com a possibilidade de   satisfação plena e merecem a oportunidade de o fazer da melhor forma possível.
  • As pessoas criam a sua própria experiência de vida e o  Coach pode ajudá-las a criar o que realmente querem.
  • A compreensão intelectual não é suficiente. Uma mudança requer uma ação.
  • O fracasso é algo que não existe. Se você não consegue o que quer, você encontra uma  outra maneira de viabilizar ou chegar lá.
  • Fracasso é apenas uma maneira a curto prazo de dizer que você não conseguiu alcançar o que queria, ainda.

Quais as competências essenciais para o Coach?

  • Atuar dentro de parâmetros éticos e acordos pré-estabelecidos.
  • Criar uma relação de envolvimento e colaboração.
  • Saber ouvir, perguntar e ter uma comunicação clara e objetiva.
  • Atuar como um facilitador do resultado – ajudar a estabelecer estratégias, planos de ação, definição de metas e processo de acompanhamento.
  • Entender o contexto de negócios e a cultura corporativa na qual o coachee está inserido. 
     

Como reconhecer um bom Coach?

  • Ele aceita o cliente como é e o  escuta sempre com atenção.
  • Ele focaliza a intenção do cliente e dá prioridade à ação.
  • Lida com a realidade e tem energia e disposição para alterá-la.
  • É comprometido com o cliente, sem lhe tirar o poder de decisão e sem competir com ele ou tentar superá-lo.
  • Diante dos erros, não acusa, mas analisa. Vê o erro como chance de aprender.

Potencializando Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.